Se tempo é dinheiro, por que desperdiçamos tanto na obra?

  • 14 de julho de 2020

Em qualquer tipo de obra temos que lidar com o tão temido desperdício. São vários os desperdícios na obra, desde material a mais até mão de obra ociosa, mas hoje quero falar especificamente de algo muito precioso que desperdiçamos sem nos dar conta: o tempo. É possível evitar esse desperdício; com um bom planejamento na execução da obra evitamos perdas de materiais, recursos financeiros e mão de obra.

É imprescindível saber onde ocorrem os maiores desperdícios, mas quando já sabemos se torna possível apontar as melhores estratégias para evitar que ele ocorra. Ao aplicar um bom planejamento você obtém obras mais lucrativas, o que é um diferencial para ter competitividade no mercado.

O planejamento é mais ou tão importante quanto a execução. Aqui vou apontar algumas ferramentas para auxiliar o seu planejamento e assim otimizar ainda mais a execução de sua obra.

1- Planejamento

Planejar é a palavra chave para se evitar qualquer tipo de desperdício na obra, por isso é imprescindível na hora de desenvolver o projeto que se antecipe cada operação envolvida na execução da obra, para que não ocorra sobreposição de etapas e prejudique o progresso das atividades de cada equipe envolvida na execução da obra.

2- Maior controle na gestão da obra

Para uma boa execução é necessário um ótimo acompanhamento, por isso se faz necessário que um gestor qualificado esteja sempre presente no ambiente da obra para evitar que erros primários gerem atrasos e retrabalhos, que geralmente levam o dobro do tempo de execução e são os maiores responsáveis pelo desperdício de tempo nas obras.

3- Treinamento e capacitação de mão de obra

É necessário que todos os profissionais envolvidos na execução do projeto estejam compromissados com os resultados. Os maiores atrasos ocorrem por falta de orientação e ignorância do projeto. Invista em treinamento e capacitação de seus funcionários, promova programas para que todos aprendam como otimizar o tempo aplicado na obra para alcançarem melhores resultados ou até mesmo para eliminarem de vez esse desperdício tão prejudicial, tornando sua obra cada vez mais econômica e, por consequência, mais lucrativa.

Faça um orçamento GRÁTIS agora mesmo!

PUBLICAÇÕES RECENTES

Confira nosso blog

Como deixar sua obra mais visual/bonita?

É comum que o visual de uma obra em andamento não agrade a maioria das pessoas.Para…
Ver mais

Dicas para evitar desperdício de dinheiro na sua obra

A fim de evitar desperdício de dinheiro, separamos algumas dicas úteis para auxiliar no seu planejamento…
Ver mais

Armários de Drywall

https://www.youtube.com/watch?v=MMuLFGo2A8w Saiba como o Drywall pode ser versátil e se adaptar a todo tipo de projeto…
Ver mais